GEO PORTAL

WEB SERVICE - OGC

INTEROPERABILIDADE é uma tecnologia que possibilita o compartilhamento de dados entre sistemas, independente do local físico de armazenamento e da tecnologia utilizada em cada servidor de dados.
No Geoprocessamento, a interoperabilidade pode ser aplicada para promover o intercâmbio de dados geográficos entre diferentes softwares de SIG.
O OCG (Open Geospatial Consortium, Inc.) é uma organização que tem como objetivo principal viabilizar o intercâmbio de dados geográficos através da criação de especificações, como o estabelecimento de serviços (Web Map Service – WMS e Web Feature Service – WFS) que simplificam a interação entre diferentes fontes de dados.
É possível visualizar dados espaciais em vários softwares de SIG, tais como ArcGIS®, gvSIG e uDig, utilizando os recursos de interoperabilidade dos padrões OGC, sem a necessidade de armazenamento local.  Assim, pode-se compor um mapa com dados provenientes de vários servidores web interoperáveis.
A AESA dispõe dos recursos de interoperabilidade para permitir aos seus usuários uma nova maneira de acessar informações georreferenciadas distribuídas no território do Estado da Paraíba. As informações estão disponibilizadas em dois padrões do OGC: WMS e WFS. Para que o usuário possa acessá-las, um endereço eletrônico deve ser incluído no software de SIG utilizado.

Serviço WMS
O serviço WMS produz mapas dinâmicos partir de dados georreferenciados em um servidor remoto. Esses mapas são geralmente apresentados no formato de figura (PNG, JPEG ou GIF). Também é possível consultar os atributos dos elementos que compõem os mapas. Este serviço é recomendado aos usuários que desejam visualizar os dados com estilos predefinidos, de acordo com os padrões da AESA.
O endereço eletrônico (URL) a seguir deve ser incluído no software de SIG para que ele possa acessar o servidor da AESA que disponibiliza sua base de dados no padrão WMS.